Postado por - Newton Duarte

Z-4 registra maior pontuação do Brasileirão desde 2006

Z-4 registra maior pontuação do Brasileirão desde 2006, aponta jornal

"Correio Braziliense" mostra que Bahia, Criciúma, Botafogo e Coritiba somam 118 pontos ao fim da 28ª rodada. Segunda melhor marca foi há oito anos

Na história do Campeonato Brasileiro com 20 equipes e no formato de pontos corridos, nunca a parte de baixo da tabela esteve tão disputada quanto na atual edição. Segundo levantamento do jornal “Correio Braziliense”, os quatro times dentro da zona de rebaixamento registram a maior pontuação desde 2006. Bahia, Criciúma, Botafogo e Coritiba somam 118 pontos. O mais próximo que a competição chegou disso foi há oito anos, quando Corinthians, Santa Cruz, Fortaleza e São Caetano acumulavam 109.

O ano em que os quatro últimos somaram menos pontos foi 2012, quando Sport, Palmeiras, Figueirense e Atlético-GO, juntos, contabilizavam 95 ao fim da 28ª rodada. Há dez rodadas do fim do Brasileirão, a luta contra o descenso está aberta do último ao nono colocado – Goiás, segundo o jornal. O Esmeraldino possui 37, sete a mais que o primeiro colocado do Z-4, o Bahia, que está com 30 (Confira a classificação da competição).

Botafogo venceu o Corinthians, mas segue no Z-4 do Brasileirão

O diário também destaca que, na 28ª rodada, sete equipes da parte de baixo da classificação superaram times do topo. Foram os casos de Flamengo, Botafogo, Criciúma, Vitória, Atlético-PR, Chapecoense e Palmeiras. Destas, as mais impressionantes foram do Rubro-Negro carioca sobre o líder Cruzeiro, do time comandado por Ney Franco, fora de casa, sobre o Sport, do Verdão sobre o Grêmio (quarto colocado) e do Alvinegro sobre o Corinthians (quinto).

O “Correio Braziliense”  acredita que os “mágicos” 45 pontos, apontados por matemáticos como suficientes para livrar uma equipe do rebaixamento, não servirão este ano.