Postado por - Newton Duarte

Zagueiro elogia jovens da base: 'Tiveram garra'

Após última partida do ano, Gustavo elogia jovens da base: “Tiveram garra”

Diante do Atlético-GO, Bahia entra em campo com sete titulares formados nas categorias de base e vence última partida do ano pela Série B por 1 a 0 na Fonte

O Bahia teve uma despedida de 2015 meio melancólica. Fonte Nova vazia, menos de duas mil pessoas nas arquibancadas, contra um Atlético-GO também sem objetivos na competição. No fim das contas, triunfo por 1 a 0 (assista ao gol da partida no vídeo acima). Mas, para os jogadores, o resultado que valeu para recuperar a dignidade e terminar o ano de cabeça erguida. Para alguns, talvez o início de uma nova trajetória: dos 11 titulares desta tarde, sete eram formados nas categorias de base.  

Após a partida, o zagueiro Gustavo fez elogios aos jovens atletas. Ele destacou a disposição dos jogadores e afirmou que todo clube precisa trabalhar e desenvolver os meninos da base.  

- De 21 atletas, tinha 16 da base. Mostraram disposição, lutaram, tiveram garra. Esse é o caminho. Todos os clubes têm que passar por isso, lapidar suas joias da base. Esses meninos têm potencial, já tinham mostrado isso contra o Náutico e mostraram hoje de novo. Hoje mostraram muita vontade, garra. O time foi merecedor do resultado positivo. Aroldo, em duas semanas, passou tranquilidade. É uma pessoa especial, que merece o triunfo. Pelo menos, terminamos com triunfo e dignidade. Isso é o mais importante. A gente tinha a dignidade e o nome em jogo, a instituição Esporte Clube Bahia, temos sempre que provar. Independente se tem um ou 25 mil torcedores, temos que mostrar o potencial e a vontade de vencer sempre – avaliou. 

Apesar dos elogios, Gustavo não escondeu a frustração pelo fim de ano sem a conquista do objetivo principal do clube. Ele admitiu que não era o encerramento de 2015 esperado pelo elenco e fez votos de que a próxima temporada tenha um final mais feliz.  

- A sensação de que poderíamos estar consolidando nosso acesso. A gente fica triste pelo ocorrido. Só temos que pedir desculpas para o torcedor mais uma vez. Uma equipe como o Bahia não pode ficar na Série B. Mas sabemos onde erramos, tem que ter cautela, tranquilidade, para fazer um 2016 melhor. E dar parabéns à molecada por hoje. No vestiário, falei para eles que era uma grande oportunidade, de poder mudar a trajetória deles no clubes. Mostram vontade, disposição. Saímos com a cabeça erguida. Lógico que não era o fim que a gente esperava, mas saímos com a vitória – disse Gustavo.  

O volante Paulinho Dias também falou sobre o encerramento do ano com a permanência na Série B. Otimista, o jogador preferiu focar no lado positivo da situação: segundo ele, é um momento de reconstrução, necessário na história de todas as agremiações.  

- Desculpa, a gente... É complicado, porque nós lutamos, batalhamos. Lógico que o Bahia não merece estar na Série B, pela história. Mas a história passa por momentos difíceis e de reconstrução. Agora é um momento de reconstrução. Um momento em que botaram vários jogadores da base, é de reconstrução. Pode ser o futuro do Bahia em alguns anos. É projetar com sabedoria, convicção, para fazer um 2016 vitorioso. Para comemorar, no ano que vem, o acesso à Série A - afirmou.  

Com o resultado desta tarde, o Bahia termina a Série B na 9ª posição, com 58 pontos. Dezenove jogadores já haviam sido liberados para férias; agora, o restante do grupo também deve ser liberado dos treinamentos.