Postado por - Newton Duarte

Zagueiro lembra mudança e celebra fase: 'Maravilhoso pra mim'

Agora zagueiro, Éder lembra mudança e celebra fase: "Maravilhoso para mim"

Volante de origem, defensor do Bahia ganhou oportunidades com chegada do técnico Doriva: "Não vou dizer que não esperava porque eu venho me preparando há anos"

"Venho me preparando há anos para isso", diz Éder sobre fase no Bahia (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia)

Não é só do mercado de contratações que o técnico Doriva tem ganhado opções para montar o time titular para esta temporada. Além de contar com s 12 novos atletas que desembarcaram no Fazendão até aqui, é também do banco de reservas que o treinador tem encontrado alternativas para definir a equipe principal e fortalecer o elenco. Um desses casos é o ex-volante e agora zagueiro Éder.

Volante de origem, Éder tem 21 anos e foi promovido ao elenco profissional do Bahia na temporada passada, mas teve poucas oportunidades. Em 2016, contudo, a situação de jovem mudou completamente no time. Em todos os sentidos. Com a chegada de Doriva, Éder passou de volante, para zagueiro, e de reserva, para titular. O agora zagueiro lembra como foi a decisão pela mudança de posição.

- A questão do zagueiro, foi o Doriva realmente [o responsável] porque eu fiz alguns treinos no início da temporada meio que completando o time e fui treinando bem, fazendo o que ele queria. E ele foi me passando confiança. Disse que eu poderia jogar ali tranquilamente se eu mantivesse o trabalho. [...] Teve um treino, acho que já na terceira ou quarta semana [de treinamento], que estavam o Doriva e o Eduardo [Souza], auxiliar técnico, e aí o Eduardo falou: 'Éder, pensa na floresta e não na árvore'. E isso eu fui para casa refletindo e eu comecei a pensar no meu futuro, realmente. E eu abracei a causa. Não sei o que pode acontecer. Pode chegar um outro treinador ou eu ir para um outro clube e jogar de volante, de lateral ou que seja, mas, o meu momento, já pensando no meu futuro, eu acho que estou bem encaixado de zagueiro e se for para ser, será.

Está sendo maravilhoso para mim. Não vou dizer que não esperava porque eu venho me preparando há anos para isso. É onde eu queria estar, o que eu queria estar fazendo. É a coroação de um trabalho que vem sendo feito com o Doriva, apesar de estar no início do ano. Tenho certeza que ainda vai gerar bons frutos para a gente

Éder,

zagueiro do Bahia

A mudança, realmente, tem produzido bons frutos para Éder. Até aqui, o zagueiro fez 12 partidas na temporada. Em 2015, o jovem entrou apenas uma vez em campo pelo Bahia. Entusiasmado com o novo panorama, Éder vê uma série de fatores como responsáveis por mudança de fase no Bahia.

- Está sendo maravilhoso para mim. Não vou dizer que não esperava porque eu venho me preparando há anos para isso. É onde eu queria estar, o que eu queria estar fazendo. É a coroação de um trabalho que vem sendo feito com o Doriva, apesar de estar no início do ano. Tenho certeza que ainda vai gerar bons frutos para a gente. [...] Difícil responder porque [aconteceu]. Eu deixo as coisas acontecerem naturalmente. Eu sempre venho trabalhando independente de estar jogando ou não, relacionado ou não, dando sempre meu melhor. Eu sempre procuro dar o meu melhor. Acho que foi uma sequência de fatores e está dando certo.

O momento é tão bom para Éder que ele não pensa em deixar o time, nem mesmo para descansar. Com uma maratona de jogos decisivos à frente, o técnico Doriva pensa em poupar alguns jogadores. Mas, para o jogador, ele está apto e preparado para entrar em campo mais uma vez.

- Eu mesmo quero jogar, se possível todos os jogos. É o que eu queria. Trabalhei anos na base para fazer isso, chegar no profissional e jogar, apesar da sequência de jogos. Mas, na minha opinião, dá para eu jogar.

A próxima partida do Bahia na temporada será contra o Globo FC, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil, na Arena Fonte Nova. O confronto será o de volta pela competição. No primeiro duelo as duas equipes empataram em 0 a 0.