Postado por - Newton Duarte

Zagueiro prevê evolução em 2016 e não se intimida com disputa pela vaga

Mais maduro, Robson prevê evolução e não se intimida com disputa: "Sadia"

Após temporada de críticas, zagueiro do Bahia promete crescimento em 2016 e mostra tranquilidade com a possível chegada de reforços para a defesa

O início de ano é, muitas vezes, encarado como uma nova oportunidade para os jogadores. Principalmente para aqueles que vêm de uma temporada não tão boa e precisam se firmar no time. Formado nas categorias de base do Bahia, o zagueiro Robson, de 21 anos, vê este início de trabalho como mais uma chance de se consolidar entre os profissionais.

- Início de temporada a gente trabalha firme para conquistar espaço. O treinador deixou bem claro que ele observa bastante os treinamentos para escalar. Com certeza, a ideia é começar bem, trabalhando firme para conquistar o espaço, ogar o máximo de partidas possíveis e ajudar o Bahia nos nossos objetivos no ano - planeja o zagueiro.

"A ideia é começar bem, trabalhando firme para conquistar o espaço", afirma Robson (Foto: EC Bahia / Divulgação)

Consolidação que viria após uma temporada de muitas críticas ao setor do zagueirão. Inconsistente, a zaga tricolor não se encontrou ao longo de quase toda a temporada e teve na bola aérea um problema que teimou em não ser resolvido.

- Ano passado se falava muito que a gente tomava muito gol de bola aérea. Foi muito cobrado, existiram muitos erros. Mas acho que era um todo. O time tinha que jogar mais pertinho. Não só os zagueiros. A equipe toda tinha que se ajudar um pouco mais na hora de defender. Isso pesou um pouco. Mas esse ano isso vai melhorar. Com certeza vai dar tudo certo - confia.

Ano passado se falava muito que a gente tomava muito gol de bola aérea. Foi muito cobrado, existiram muitos erros. Mas acho que era um todo. O time tinha que jogar mais pertinho. Não só os zagueiros. A equipe toda tinha que se ajudar um pouco mais na hora de defender. Isso pesou um pouco. Mas esse ano isso vai melhorar

Robson,

zagueiro do Bahia

Se o ano passado não foi tão bom quanto o esperado, pelo menos serviu como aprendizado. Mais maduro, Robson acredita que a experiência adquirida será importante para fazer uma temporada melhor neste ano.

- Ano passado joguei bastantes jogos, pude aprender muita coisa, trabalhei ao lado de excelentes jogadores, pude ouvir, amadurecer. Então, espero que esse ano possa manter o que fiz de bom e corrigir alguns erros e, com certeza, vai ser um ano melhor.

Nem mesmo a possível chegada de novos zagueiros, indicada pelo presidente Marcelo Sant'Ana, assusta o jovem jogador. Tranquilo ao acirramento da disputa pela titularidade, Robson acredita que tudo faz parte de um processo natural e que só o clube tem a ganhar.

- Eu acho que o elenco necessita de cinco zagueiros, geralmente. O presidente vai contratar. Mas nós estamos trabalhando firme para conquistar nosso espaço, independente de chegar ou não. Vai ser uma briga sadia.

Enquanto os reforços não chegam, o elenco tricolor continua sua disputa interna. Além de Robson, o clube conta, atualmente, para a defesa com Gustavo, Gabriel Valongo, Jailton e os recém-promovidos da base, Rodrigo e Dedé. Quanto aos dois últimos, mesmo com mais tempo entre os profissionais, Robson não se vê em vantagem.

- Acho que esse tempo que já tenho no profissional não vai adiantar nada se cada um não mostrar no dia a dia. É uma briga sadia. Cada um vai brigar elo seu espaço independente de idade. Quem conquistar confiança do treinador vai jogar.

A estreia de Robson e do Bahia no Campeonato Baiano será no próximo dia 31, contra o Juazeirense, no Adauto Moraes.

Nota Luis Peres @BahiaClub: “Maduro”... É um discurso combinado?