Postado por - Newton Duarte

Zagueiro vê jogos finais como chance para os 'mais jovens'

Gustavo vê jogos finais como chance para mais jovens: “Fazer valer a pena”

Sem possibilidade de acesso, Bahia irá aproveitar partida contra o Náutico, marcada para sábado, na Arena Pernambuco, para dar oportunidade a jogadores da base

Gustavo revelou conversa com os atletas mais jovens do elenco (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C Bahia)

Além da juventude de um time formado por alguns garotos da base, a exemplo do atacante Jeam, de 21 anos, o Bahia também terá na partida contra o Náutico, marcada para este sábado, pela penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a presença de jogadores experientes, como o meia Tiago Real e o zagueiro Gustavo. Aos 33 anos, o defensor não fugiu da responsabilidade de passar tranquilidade para os mais novos e revelou o papo que teve com os garotos.

- Você jogando em uma equipe grande como o Bahia tem que, todo dia, fazer a valer a pena. A gente conversa com os meninos e diz que todo dia eles têm que encarar como se fosse o último da vida. Estão tendo a oportunidade de jogar em um grande clube, oportunidade de poder jogar às vezes de titular ou ficar no banco. Tem que mostrar toda vontade, potencial. No futebol tudo pode acontecer. Às vezes, aquele menino que não está tendo oportunidade, nesses jogos pode agarrar ela, mostrar seu potencial para na temporada 2016 ter um caminho diferente. Então, é encarar como o jogo da vida, fazer valer a pena. Quem ganha com isso é o clube – diz Gustavo.

Embora lamente a permanência do Bahia na Série B, Gustavo não vê as últimas partidas da competição como algo sem utilidade. Para ele, além de servirem como grandes oportunidades para os jogadores que não tiveram muitas chances ao longo da temporada, os jogos também podem ser utilizados para deixar uma boa impressão final para o torcedor tricolor.

- Realmente, a expectativa era para a gente estar disputando esse jogo para consolidar o acesso. Não conseguimos esse objetivo, mas esse jogo vale dignidade de todos, de todos os jogadores, principalmente os mais jovens que têm a oportunidade de mostrar o seu potencial. E o Bahia, a instituição, tem que ter o respeito de todos os jogadores que vão para essa partida. Os jogadores têm que fazer um grande jogo, mostrar respeito ao torcedor. Não conseguimos o grande objetivo na competição, mas temos que fazer um grande jogo para a gente conseguir vitórias para que possamos mostrar sua dignidade e seu potencial.

Gustavo também comentou o trabalho do técnico Aroldo Moreira, que treinava a equipe sub-20 do Tricolor e ficará à frente do grupo principal nestes dois últimos jogos da Série B. Embora não veja, dentro de campo, muitas modificações em relação ao que o time apresentou durante a temporada, o zagueiro destacou a tranquilidade passada pelo treinador.

- É difícil de ter essa mudança. Lógico que o Aroldo vinha acompanhando Charles. Acho que a mudança é na atitude, a oportunidade para os jogadores, principalmente os mais jovens, de jogar contra um clube grande, que é o Náutico. Lógico que cada um tem sua forma de trabalhar. Os treinos essa semana foram bem proveitosos na questão tática. Ele vem conversando, é um cara tranquilo, uma pessoa bacana. Tenho certeza que está passando tranquilidade. Não tem muita coisa de mudança em relação ao que vinha fazendo na competição, mas há mudança de ter tranquilidade com os jogadores mais jovens e aproveitar essa grande oportunidade.

O jogo contra o Náutico será realizado às 16h30 (horário de Salvador)