Postado por - Heitor Montes

Zé Rafael diz que Bahia precisa usar jogo contra o Vasco como exemplo para voltar a marcar na Série A

Na tarde desta quinta-feira (10), o meia Zé Rafael concedeu entrevista coletiva no Fazendão. O jogador foi autor de um gols do belo triunfo do Bahia sobre o Vasco por 3 a 0 nesta quarta (9). Porém, no Campeonato Brasileiro, a situação é diferente. O Tricolor marcou apenas um gol em quatro rodadas, tendo um dos piores ataques da competição. Porém, a equipe é a quinta que mais cria oportunidades, com 55 finalizações.

Para Zé Rafael, o jejum de gols na Série A é causado pela falta de confiança. Porém, para ele, o primeiro gol contra o Vasco devolveu a autoestima da equipe:

Tem lances que aparentemente são fáceis para quem vê de fora. Mas quem está lá dentro sabe que a tomada de decisão tem que ser muito rápida, não tem tempo para pensar, tem que colocar na cabeça e tentar executar. Foi o que eu fiz. A bola sobrou em posição boa, sabia onde o goleiro estava posicionado e busquei fazer o chute que fiz. Fui muito feliz, peguei na bola, do jeito que a gente sempre tenta, mas nem sempre acontece. O gol trouxe confiança, tirou o peso das costas, a torcida estava ansiosa para que a gente fizesse o resultado. A partir dali o jogo fluiu de forma muito mais tranquila.

Neste domingo (13), o Bahia volta a campo para enfrentar o São Paulo, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro. Zé Rafael disse que o Tricolor precisa usar a partida contra o Vasco de exemplo para voltar a marcar no Brasileirão:

A gente tem criado muitas situações de gol. Ontem a gente foi eficiente. Até tiveram algumas jogadas que eles conseguiram tirar em cima da linha. Nossa equipe conseguiu um dos jogos mais eficientes do ano. Tem muito disso dessa ansiedade, de matar logo o jogo, de definir logo o lance. Isso acaba atrapalhando sem dúvida. Tem que entrar como foi nesse jogo [contra o Vasco], com tranquilidade, mas não com lerdeza. Aproveitar as chances e fazer boas partidas como foi a de ontem.

Contra o Vasco, Zé Rafael marcou o seu sexto gol na temporada, superando todo o ano de 2017, quando ele fez cinco gols. Porém, o meia acredita que a finalização ainda é um ponto fraco e ele precisa trabalhar para evoluir nesse aspecto:

Já tinha falado em outras entrevistas que sei do meu potencial, que posso ajudar muito mais a equipe nesse quesito. Taticamente e fisicamente não tem muito o que falar de mim. Minha cobrança é aproveitar melhor os lances na hora da definição. Sabia do peso, nossa equipe estava um pouco sem confiança na hora das definições, na hora não conseguíamos marcar. Mas no jogo de ontem, com nossa perseverança e força de vontade, conseguimos superar tudo isso.

Confira o que Zé Rafael falou em entrevista coletiva

Seis gols na temporada
- Tive um início muito bom em relação aos números, depois tive uma queda, acho que é normal, a dificuldade vai aumentando, o nível dos jogos, estou tranquilo. Os números são apenas estatísticas. Minha parte é ajudar a equipe. Ajudar nos nossos objetivos.

São Paulo
- A gente estuda todos os jogos. Com o São Paulo não se pode dar o luxo de ser diferente. Nosso foco agora e o Brasileiro. Vira a chave e temos que estudar o São Paulo. Tem grandes jogadores, vem buscar o resultado, está pressionado, temos o dever de fazer mis um grande jogo.

Dia das mães
- Minha esposa, que é o primeiro dia das mães dela com meu filho. Ano passado ela estava grávida. Para minha mãe também. Para todas as mulheres, mães do Brasil, dia especial, espero que a gente esteja em uma grande tarde para dar alegria para todas as mães tricolores.

Premiação da Copa do Brasil
- Acho que isso fica de segundo plano. Os atletas buscam durante a carreira conquistar títulos, ficar marcados. Nossa equipe não é diferente. Todos os atletas almejam títulos, sonhamos com a Copa do Brasil, uma boa Sul-Americana, se a gente focar, estiver concentrado como foi ontem, teremos chance de fazer um grande campeonato. A premiação fica de segundo plano. Importante é ganhar e ser campeão.