Postado por - Heitor Montes

Zé Rafael fala sobre a extinção dos camisas 10 e se defende do rótulo de "fominha"

Nesta quinta-feira (1º), o meia Zé Rafael concedeu entrevista coletiva no Fazendão. Camisa 10 do Bahia, o jogador falou sobre a mítica camisa, que no futebol mundial já foi vestida por craques como Pelé, Maradona e Zico. Para o meia, a evolução do futebol mudou o estilo e o significado de um camisa 10:

Tem diversas formas. Antigamente era uma só. Os craques que usavam. Hoje em dia o futebol mudou, evoluiu. Você não vê um 10 realmente antigo, craque, com capacidade de definir. Para mim hoje em dia isso virou só número. Não se vê mais o 10 clássico como antigamente. Difícil encontrar jogador com essas características. Geralmente não dá muito certo. Você não vê um cara que não marca, que não acompanha , que não preenche a parte tática como tinha antigamente que era o cara que ficava só para resolver o jogo. Eu fico tranquilo com isso. Não me empolgo por usar essa camisa, não fui eu que escolhi. É continuar trabalhando e fazer o que for melhor, o que o Guto pedir

Zé Rafael também se defendeu das críticas da torcida, que vem o chamando de "fominha". O meia falou sobre as tomadas de decisão durante as jogadas:

Muita gente cobrava isso de mim porque nunca jogou bola. Não sabe que a tomada de decisão tem que ser extremamente rápida ou que você espera o companheiro melhor posicionado para fazer a melhor escolha da jogada. Continuo repetindo. Para mim tem jogadas que eu prendo, tem outras que acelero e tomo a decisão errada, isso é muito do momento. Se eu tiver que continuar fazendo isso a minha vida inteira vou fazer e não vou mudar porque as pessoas estão me criticando. É uma característica de jogo que proporciona muitas vezes esse tipo de jogada. Se eu mudar meu estilo porque as pessoas estão criticando eu vou estar fazendo a coisa errada

O próximo desafio do Bahia será no próximo domingo (4), quando enfrenta o Jacobina, fora de casa, pelo Campeonato Baiano.