Postado por - Heitor Montes

Zé Rafael pede desculpas por provocação ao Botafogo e xingamento a Lindoso

O meia Zé Rafael se envolveu numa polêmica com o volante botafoguense Rodrigo Lindoso após o triunfo do Bahia por 1 a 0 sobre o Botafogo, no último sábado (20), pelo Campeonato Brasileiro.

Após o triunfo, o volante Nilton realizou uma transmissão ao vivo nas redes sociais mostrando a festa nos vestiários, que contou até com o presidente Guilherme Bellintani dançando. No vídeo, Nilton aparece ao lado de Anderson, Flávio, Vinícius e Júnior Brumado cantando "o choro é livre", após o Botafogo reclamar de impedimento no gol de Edigar Junio.

Na transmissão, o volante também mostrou Zé Rafael xingando Rodrigo Lindoso, com quem ele havia discutido no gramado durante o jogo e recebido cartão amarelo pelo bate-boca.

Nesta segunda-feira (22), Zé Rafael pediu desculpas, através das suas redes sociais, por ter xingado o jogador botafoguense:

Em momento algum quis desrespeitar a instituição Botafogo, tampouco o jogador da mesma. Nós nos estranhamos durante o jogo, o que resultou em cartão amarelo, que me deixa fora da próxima partida, em que não vou poder ajudar a nossa equipe. E o que deveria ter ficado dentro de campo acabou virando uma brincadeira, e eu me exaltei. Peço desculpas a todos que possa ter desrespeitado com minhas palavras, principalmente as crianças que me ouviram

Zé Rafael pede desculpas por xingamentos a Rodrigo Lindoso (Foto: Reprodução) Zé Rafael pede desculpas por xingamentos a Rodrigo Lindoso (Foto: Reprodução)

O volante Nilton concedeu entrevista ao site Globo Esporte nesta segunda-feira explicando o ocorrido. Segundo ele, houve um desentendimento durante o jogo, mas nada que causasse grandes problemas:

Para começar, até para poder tirar qualquer polêmica, qualquer coisa mais pesada, como está chegando à proporção... Durante a partida... Eu tive até uma boa convivência com o próprio Lindoso. Conversei muito com ele durante a partida, com o Daronco, o Zé Rafael... Ali, no calor da partida, a gente acaba se exaltando um pouco, dizendo coisas que, às vezes, a gente não consegue se policiar. Ali houve uma disputa sadia entre o Zé e o Lindoso. Houve, em alguns momentos, empurrões. A última live que eu tinha feito no próprio vestiário, depois da classificação, a forma com cheguei até falando ao Zé: “Ô, Zé, pode repetir o que você disse”, até para os torcedores, que tinham entendido, da última vez, de uma forma errada, acharam que estava xingando nossos torcedores. Eu até falei assim: “Eu vou fazer novamente, para você pode pegar e para os torcedores verem que não tem nada a ver isso aí”. E, nisso aí, ele começou a falar sobre Lindoso. A forma quem acabou tendo uns palavrões meio pesados...

Nilton tentou justificar a ação de Zé Rafael:

O Zé é um cara de coração muito bom, um coração muito grande. Naquele momento ali, não deu para policiar isso, porque não posso saber o que o meu companheiro ia dizer naquele momento. Naquele momento, ele acabou dizendo aquilo para o Lindoso, tudo. Até quero tirar qualquer, neste sentido... Não tirar um peso, nem das minhas costas nem do próprio Zé. Até porque o que aconteceu aconteceu. A gente sabe que hoje o futebol está seguindo uma linha politicamente muito correta, não pode você pisar fora da linha, que qualquer coisa já é motivo de você estar desrespeitando, ter uma falta de comprometimento, de profissionalismo. Aquela foi uma forma de brincar, tirando sarro com o Lindoso. Claro que foi um pouco pesado, não tem como esconder isso. Eu sou da geração que a gente gosta de ter aquela provocação, que a gente pode estar brincando. Não vou fugir da minha linha de pensamento. Mas acho que isso, até para os próprios torcedores também, até do próprio Botafogo, para eles poderem entender que, da forma como foi feito, não foi para desrespeitar, nem a instituição Botafogo, muito menos ao grupo do Botafogo. Foi uma forma de se divertir. Porque ali foi após um triunfo. A gente acaba dizendo coisas, às vezes, que ficam engasgadas. A gente numa euforia danada. Até o próprio presidente, vários jogadores, acabaram entrando na onda. É desse jeito. O nosso clima hoje está tão favorável por estarmos bem unidos.