Postado por - Heitor Montes

Reconhecendo falhas do Bahia, Guto Ferreira diz: Não podemos repetir na quarta-feira

Preocupado com a final contra o Sport, pela Copa do Nordeste, o técnico Guto Ferreira mandou a campo uma equipe alternativa para a partida deste domingo, contra o Vasco, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor sentiu as mudanças e, dominado em boa parte do jogo, não resistiu aos mandantes e foi derrotado por 2 a 1, pela segunda rodada da competição. Yago Pikachu e Luís Fabiano marcaram para o Vasco; Gustavo descontou para o Tricolor.

Após a partida, o técnico Guto Ferreira avaliou o desempenho do time e reconheceu que a equipe errou muito no primeiro tempo, mas conseguiu terminar a etapa inicial como planejado, com o 0 a 0 no placar. Contudo, no segundo tempo, Guto afirmou que um erro no miolo de zaga resultado no gol do Vasco e atrapalhou os planos do Bahia.

- No primeiro tempo, tivemos bastante dificuldade e os erros não chegaram a ser capitais por causa do Jean e das coberturas do miolo de zaga. Mas o primeiro tempo terminou dentro do planejado, com o empate, para no segundo entrar com peças de frente e tentar surpreender. Quando coloquei as peças e a equipe ganhava corpo, acabamos sendo penalizados com um erro do nosso miolo de zaga, em um chutão do goleiro. Importante que a equipe não se abateu. Esse patamar é importante, de não se entregar nunca. Não conseguimos romper as linhas e tomamos o segundo. Continuamos indo para cima, diminuímos e não conseguimos empatar. Mas erros como o de hoje não podemos repetir na quarta-feira - disse Guto Ferreira.

Pelo Brasileirão, o Bahia volta a campo no próximo domingo, quando vai enfrentar o Botafogo, no Engenhão, às 19h (horário de Brasília). Antes, o Tricolor se concentra na final da Copa do Nordeste. Na quarta-feira, o time pega o Sport, na Arena Fonte Nova, às 21h45.

Confira outros trechos da entrevista coletiva de Guto Ferreira

Time desligado?
- Se houve algum tipo de desligamento, desleixo, uma postura não tão ativa... Na quarta é inadmissível esse tipo de postura.

Erros da equipe
- Nós montamos a estratégia. Queria até seguir um pouco mais com os dois extremos, mas a dificuldade do primeiro tempo fez a gente mudar. Não adianta. Futebol não pode errar. Ainda mais Série A. Um vacilo que seja pode custar caro. E hoje nós tivemos dois erros capitais.

Time completo contra o Sport?
- Hernane e Jackson estão fora. Dos outros, acredito que tenhamos todos. Acho que Régis vem, Lucas vem. Vamos fazer a revisão. Vamos fazer esse opcional de segunda para terça, porque tem alguns que preferem antes. A concentração é na terça, mas quem quiser chegar na segunda-feira.

Desempenho de Armero
- Vocês pegam demais no pé do Armero. Não dá para analisar o lance, porque eu estava do outro lado, mas também fez boas jogadas. É um jogador que não se desligou do jogo, lutou. Não é só o Armero. Joga o Matheus [Reis], o pessoal também pega no pé. Tem que botar o Roberto Carlos na máquina do tempo e trazer para o Bahia.

Erro de arbitragem no primeiro tempo?
- É uma situação que nos confundiram totalmente. Uns dizem que seria expulsão; outros dizem que não, pela nova orientação da FIFA . Se fosse expulsão, teria mudado o panorama do jogo. Fora isso, não dá para dizer que houve uma interferência direta, como foi no jogo de quarta-feira [contra o Sport]. Hoje os erros foram nossos. Temos que assumir as nossas culpas. Temos que mata no peito os nossos erros.

Fonte lotado no jogo contra o Sport
- Eles falaram que pela internet que esgotaram três setores. Fantástico. Essa energia que vem não tem como... Os jogadores têm que jogar o melhor deles e dar o melhor para o torcedor, que ele merece.

Fonte: Globo Esporte