Postado por - Heitor Montes

Auditor do TJD-BA critica torcida única em clássicos como o Ba-Vi: Não resolve

Jaime Barreiros, coordenador do Curso de Extensão em Direito Desportivo da Faculdade Baiana de Direito, auditor e ex-procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJD-BA), condenou a realização de clássicos com torcida única.  Nos clássicos Ba-Vi, a medida foi implantada em abril, após recomendação do Ministério Público. Para o especialista, essa atitude não diminui a violência nos estádios e arredores.

“A torcida única tira o aspecto de congraçamento, uma característica do esporte. E isso não resolve o problema da violência, até porque a maioria dos casos acontecem fora dos estádios", afirmou.

Para Barreiros, é preciso ter uma maior efetividade na punição das pessoas que praticam atos violentos nas praças esportiva ou nas proximidades dos estádios. Ele afirma que nos países europeus existe rigor nestes casos.  “Já no Brasil a impunidade prevalece”, destacou. "O poder público deve reprimir, com mais vigor, as pessoas que praticam estes atos violentos, impedindo que elas frequentem os estádios", emendou.

O próximo Ba-Vi, ainda com torcida única, será disputado no dia 22 outubro, na Arena Fonte Nova, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Bahia Notícias