Postado por - Newton Duarte

Bahia e Santa Cruz empatam na estreia da Copa do Nordeste

Arruda não recebe público esperado e revela problemas estruturais

Bahia e Santa Cruz começaram o jogo de forma intensa na estreia da Copa do Nordeste de 2020. A bola parecia queimar nos pés dos jogadores de ambos os times, que encontravam muita dificuldade em manter o controle das ações por causa do péssimo estado do gramado.

O estádio do Arruda é mais um daqueles que destoam de uma competição com as dimensões da Copa do Nordeste. A saída dos vestiários para o campo por exemplo pode ser comparada com um túnel de fuga de um presídio. A arquibancada visitante mais parece um curral e o gramado não pode nem ser chamado de pasto.

Apesar do péssimo estado do gramado, o Bahia conseguiu criar mais que o Santa e teve mais oportunidades de gol no primeiro tempo. Somente com João Pedro tivemos três oportunidades pela direita, que era por sinal o lado mais frágil do Santa. Em uma dessas oportunidades, João Pedro chutou para o gol com endereço certíssimo, mas o goleiro do Santa operou um Milagre e salvou o que seria o primeiro gol do Esquadrão.

O Bahia foi pouco agredido pelo Santa na primeira etapa, a melhor chance que tiveram foi com William Alves, que estava bem posicionado na área mas não conseguiu concluir no gol depois de uma cobrança de escanteio.

No final do primeiro tempo, Élber que jogou do lado direito, teve boa chance na tabela com Gilberto que mandou com carinho a bola o deixando de frente com o gol, mas o Goleiro Maycon mais uma vez faz uma grande defesa.

No segundo tempo o Bahia sentiu a parte física, teve a sua qualidade técnica comprometida e não conseguiu repetir os bons momentos do primeiro. O Bahia impôs maior pressão, teve maior posse de bola no início mas não criou chances efetivas. O Santa equilibrou a partida após os 25 minutos e começou a agredir com maior ímpeto o Tricolor, mas também não conseguiu progredir a gol.

Para piorar a situação, o árbitro da partida foi uma atração à parte. Deixou o jogo seguir com faltas claras, em um lance claro de perigo onde o jogador do Santa aplica uma cotovelada que arrancou o dente de Gilberto, ele viu falta do nosso atacante, dando vantagem para o Santa Cruz que perdeu a bola em seguida. Logo depois, ele voltou o lance e deu posse de bola para o Santa Cruz. Gilberto já sem o dente, não acreditou na marcação do Juiz, que no final do jogo, aplicou um cartão vermelho em Douglas que claramente toca a bola primeiro, antes de atingir o atacante do Santa.

O Bahia já tinha feito todas as suas substituições e teve que improvisar um goleiro. Fernandão assumiu a responsabilidade e foi para o gol. Após a cobrança da falta que expulsou Douglas, Fernandão fez uma ótima defesa para o Bahia, garantindo o empate para o Esquadrão de Aço.