Postado por - Heitor Montes

Bahia e Vitória não aceitam recomendação do MP e confirmam torcida mista em clássicos

Bahia e Vitória se uniram na noite desta segunda-feira contra uma recomendação feita pelo Ministério Público para que os clássicos Ba-Vi fossem realizados com torcida única. Em nota unificada, as equipes destacam respeito ao MP, mas reafirmam que são contrárias à medida sugerida pelo órgão.

- Os clubes respeitam o posicionamento do MP, mas já haviam externado sua discordância através de notas oficiais individuais na semana retrasada e em diversas reuniões com o próprio órgão, com a Federação Bahiana de Futebol e com a Polícia Militar do Estado da Bahia. Entendemos e reafirmamos que o problema da violência não está no esporte nem é estimulado por ele, mas nas crises de segurança pública - diz o texto.

Na nota, as equipes ressaltam que a venda de ingressos para o clássico desta quinta-feira, pelas semifinais do Campeonato Baiano, já começou e que "a presença das duas apaixonadas torcidas no Barradão está garantida".

- Os clubes aproveitam a oportunidade para reiterar os votos de paz e serenidade a todos nesta que será a maior sequência de Ba-Vis em tão pouco tempo desde setembro de 1979 - conclui o texto.

Confira a íntegra da nota divulgada pela dupla Ba-Vi

"Diante da expedição de uma recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia, no sentido de solicitar a adoção da chamada “torcida única” nos próximos quatro clássicos locais, o Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória vêm novamente a público para se manifestar contrariamente a essa medida.

Os clubes respeitam o posicionamento do MP, mas já haviam externado sua discordância através de notas oficiais individuais na semana retrasada e em diversas reuniões com o próprio órgão, com a Federação Bahiana de Futebol e com a Polícia Militar do Estado da Bahia.

Entendemos e reafirmamos que o problema da violência não está no esporte nem é estimulado por ele, mas nas crises de segurança pública.

Em vez de torcida única, defendemos a convivência das duas torcidas cada vez mais juntas, em paz, tendo inclusive promovido o retorno da tão saudosa e festejada torcida mista no último clássico do Campeonato Baiano, sem nenhuma ocorrência de conflito por conta de suas camisas, nas dependências do estádio.

Assim, seguindo o previsto pelo Regulamento Geral de Competições da CBF, a venda de ingresso para o jogo desta quinta-feira (27) já começou e a presença das duas apaixonadas torcidas no Barradão está garantida, bem como acontecerá o mesmo na partida de domingo (30), na Fonte Nova.

Os clubes aproveitam a oportunidade para reiterar os votos de paz e serenidade a todos nesta que será a maior sequência de Ba-Vis em tão pouco tempo desde setembro de 1979.

Esporte Clube Bahia
Esporte Clube Vitória"

Entenda o caso

O Ministério Público da Bahia recomendou à Federação Bahiana de Futebol (FBF) e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a realização de clássicos com torcida única pelas semifinais da Copa do Nordeste e final do Campeonato Baiano. A indicação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, por meio de nota publicada no site da FBF.

A possibilidade de realizar clássicos com torcida única foi levantada pelo 3º Promotor de Justiça do Consumidor, Olímpio Campinho, após o assassinato do adolescente Carlos Henrique Santos de Deus cerca de uma hora após o Ba-Vi promovido no início do mês, na Arena Fonte Nova.

Na recomendação, o promotor aponta confrontos entre torcedores rivais nas proximidades do estádio e cita problemas ocorridos no último clássico, como a briga entre membros de torcidas organizadas que precedeu o Ba-Vi. Olimpio Campinho cita ainda a posição favorável do presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, em partidas com torcida única na Bahia.

O GloboEsporte.com tentou contato com o promotor Olimpio Campinho, mas não teve sucesso. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, Olímpio está em viagem. A equipe também telefonou para o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, que falou sobre o contato com o promotor Olímpio Tourinho.

- O promotor Olimpio Campinho falou comigo por telefone, eu estava em uma clínica. Falei que respeitava a posição do Ministério Público e da Polícia Militar, mas que dependia dos clubes. A Federação não vende ingresso. Quem vende ingresso são os clubes.

O assessor jurídico da FBF, Manfredo Lessa, foi mais enfático e afirmou que a entidade é contra a realização de clássicos com torcida única no estádio. No entanto, ele acredita que, em caso de descumprimento da recomendação do MP, a questão pode ser judicializada.

- O posicionamento da FBF é no sentido de não concordar [com torcida única em clássicos]. A Federação entende que o futebol não pode ser eleito como bode expiatório para remediar a questão da violência que assola o país como um todo. Respeitamos a recomendação, cumprimos a determinação de dar conhecimento e publicidade, divulgamos no site da Federação. Mas não temos o poder de obrigar os clubes a cumprir. (...) Acredito que, se não houver cumprimento da recomendação, a questão pode acabar na Justiça.

Bahia e Vitória disputarão quatro clássicos em dez dias. O primeiro está marcado para quinta-feira, no Barradão, pelas semifinais da Copa do Nordeste. No domingo, o Ba-Vi será disputado na Arena Fonte Nova. Os outros jogos, pela final do Campeonato Baiano, estão agendados para os dias 3 e 7 de maio.

Fonte: Globo Esporte