Postado por - Heitor Montes

Bahia tem a maior média de público das regiões Norte e Nordeste

As regiões Norte e Nordeste do país sempre chamaram a atenção por seus clubes de tradição e, principalmente, pela enorme paixão que o futebol desperta nos seus torcedores, que historicamente sempre tiveram o hábito de ir aos estádios em grande número, promovendo lindos espetáculos.

No entanto, na atual temporada o comparecimento não está sendo dos melhores. Apesar dos bons públicos registrados nas suas fases finais, nem mesmo a Copa Verde e a Copa do Nordeste, competições organizadas pela CBF para estimular o futebol e a enorme rivalidade regional, conseguiram despertar o interesse das torcidas conforme o esperado. Preço do ingresso, medo da violência e excesso de jogos sem caráter realmente decisivo podem ser alguns dos motivos.

Ranking de público das regiões Norte e Nordeste (Foto: GloboEsporte.com) Ranking de público das regiões Norte e Nordeste (Foto: GloboEsporte.com)

O resultado é que nenhuma equipe dessas regiões aparece entre as 10 primeiras no ranking de média de público pagante feito pelo GloboEsporte.com com base nos jogos como mandantes dos 60 clubes das três principais divisões do futebol nacional. Lembrando que além dos três nordestinos da Série A - Bahia, Sport e Vitória - temos ainda seis times do eixo Norte-Nordeste na B - ABC, Ceará, CRB, Náutico, Paysandu e Santa Cruz - e outras nove na C do Brasileiro - ASA, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Fortaleza, Moto Club, Remo, Salgueiro e Sampaio Corrêa.

De todos eles, o melhor desempenho é justamente do Tricolor baiano, atual campeão da Copa do Nordeste. Nos 14 jogos em que teve o mando de campo, o Tricolor de Aço teve média de 13.992 espectadores, o que lhe garante a 11ª posição no geral, superando Fluminense (11.310), em 12º; Santos (11.004), em 13º; e Vasco (10.912), em 14º.

Na vice-liderança aparece o Paysandu (10.362), seguido pelo Remo (9.658). Os dois clubes costumam atrair muitos torcedores ao Mangueirão, sobretudo quando disputam o tradicional clássico Re-Pa. Na classificação geral, o Papão da Curuzu ocupa a 15ª colocação, enquanto o Leão Azul está em 16º lugar.

O curioso é que apesar de estarem nas Séries B e C, respectivamente, ambos têm médias de público superiores a vários times do Brasileirão, a começar pelo Vitória (9.270), quarto colocado no levantamento das regiões Norte-Nordeste e 17º no nacional, além do Sport (8.205), sexto no regional e 21º considerando as três divisões, mesmo sem considerar o borderô do confronto da equipe pernambucana diante do Botafogo, na Ilha do Retiro, pela Copa do Brasil, que não foi divulgado pela CBF até o fechamento desta matéria. A dupla paraense ainda figura à frente de Coritiba (9.100), Chapecoense (8.745), Ponte Preta (6.724), Atlético-GO (5.478) e Avaí (5.419).

O Ceará (8.663) fecha o Top 5 do eixo Norte-Nordeste, enquanto o seu arquirrival Fortaleza é o sétimo (7.285). O Santa Cruz (4.755), por sua vez, está na 10ª colocação, atrás do Botafogo-PB (5.315). Outro clube pernambucano, o Náutico ocupa uma modesta 14ª posição (3.116), duas acima do Salgueiro (1.818). O destaque negativo fica por conta do Sampaio Corrêa, clube de grande torcida no Maranhão, mas que é apenas o penúltimo colocado entre os 18 clubes analisados. Nas 12 vezes que atuou no Castelão, sua média foi de 1.813 espectadores por partida, superando somente a do ASA (1.152).

Fonte: Globo Esporte