A efetivação de Preto Casagrande como técnico do Bahia iniciou a busca por um candidato a ocupar outro cargo no clube. Com a comissão técnica desfalcada, o Tricolor procura por um auxiliar, função que até o início de julho pertencia ao agora treinador do time profissional. Entre os nomes cotados estão profissionais com passagem pelo Vitória. Ramon Menezes, que pendurou as chuteiras em 2013, foi indicado por Preto, mas a forte identificação com o Rubro-Negro atrapalha. Wesley Carvalho, atual técnico do Sub-20 do Palmeiras, e Cláudio Prates, auxiliar fixo do Verdão, foram sugeridos pela diretoria. Segundo apuração do GloboEsporte.com, Prates é o mais próximo de trabalhar no Fazendão pela experiência que possui, enquanto Wesley dificilmente deixará a equipe paulista por ter assinado contrato em maio deste ano.
Cláudio Prates, também conhecido como Claudinho Gaúcho, tem 51 anos e começou a carreira como jogador, nas categorias de base do Internacional de Santa Maria. Como atleta, teve passagens por Vasco, Juventus, Figueirense e ABC-RN, além de ter atuado no futebol árabe. Formado em educação física, se tornou auxiliar técnico e acumulou trabalhos no Vitória, Brasiliense, Paysandu, Vila Nova, Mogi Mirim, Sport, Ponte Preta, Remo e Joinville. Estava desde 2011 no América-MG, de onde saiu em outubro de 2016. No início deste ano, aceitou convite para fazer parte da comissão fixa do Palmeiras. Em contato com o GloboEsporte.com, Prates preferiu não comentar o assunto.
Wesley Carvalho, 42 anos, é ex-jogador do Vitória, mas encerrou a carreira cedo, aos 23 anos. Trabalhou como preparador de goleiros e técnico das divisões de base na Toca do Leão. Em 2013, foi alçado ao cargo de auxiliar técnico do elenco profissional e, desde 2015, assumiu a equipe de forma interina nos momentos de trocas de treinadores. A última delas foi em maio deste ano, quando Argel Fucks foi demitido. Ele comandou o time rubro-negro nos dois jogos da final do Campeonato Baiano, contra o Bahia, e faturou o título estadual. Logo em seguida, aceitou convite do Palmeiras e seguiu para São Paulo para ser técnico do time Sub-20. Em conversa por telefone, ele optou por não falar sobre o tema.
Ex-jogador de sucesso, Ramon Menezes tem 45 anos e defendeu o Bahia em 1993, mas teve maior destaque com as camisas de Vasco e Vitória. Ele se aposentou em 2013, mas não ficou longe do universo do futebol. Assumiu o cargo de auxiliar técnico do Joinville, onde ficou até 2015. No mesmo ano, atuou pela primeira vez na função de treinador, no Evangélica, clube da segunda divisão de Goiás. Na atual temporada, comandou o Anápolis na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Em contato com o GloboEsporte.com, o ex-jogador disse que não poderia falar a respeito do assunto.
A assessoria de comunicação do Bahia informou, no fim da tarde desta sexta-feira, que o clube não se prounciará sobre a busca por um auxiliar técnico. Na última quarta, em entrevista ao programa oficial de rádio da equipe, o presidente tricolor, Marcelo Sant’Ana, falou sobre a necessidade de contratar profissionais para compor a comissão de Preto Casagrande.
- Toda a equipe de trabalho está mantida. Tem pelo menos um ano e oito meses [no clube]. Chegaram aqui desde a época do Doriva. Profissionais que participaram de toda nossa campanha na Série B e da Copa do Nordeste. Teremos um ou dois acréscimos. Um auxiliar técnico. Em breve, vamos anunciar esse profissional que vai ajudar Preto. Com muita alegria, esperança - disse o dirigente.
Fonte: Globo Esporte