Postado por - Heitor Montes

Enderson Moreira lembra de maratona de jogos do Bahia e elogia atuação do Atlético-PR

Neste domingo (2), o Bahia perdeu por 2 a 0 para o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Enderson Moreira, em entrevista coletiva após a partida, falou novamente sobre a questão do desgaste físico para explicar a derrota do Tricolor. Porém, o treinador deixou claro que não usa a maratona de jogos que a equipe fez no último mês como desculpa:

A gente vai completar 12 jogos assim: quarta e domingo. Só para ter uma ideia: nós jogamos em Curitiba hoje, a gente jogou na quarta em Fortaleza e no sábado jogamos contra o Santos. Você vê que são três jogos seguidos fora de casa. Tem que fazer viagem, tem que fazer uma sequência de jogos... Além de ser jogos em sequência, são jogos fora. Causam desgaste. Não é só do jogo. É da viagem, é do aeroporto, é de ficar, é de sair, fazer conexão... A gente tem que continuar enfrentando isso, sem justificar nada, sem pegar bengala. A gente precisa passar por cima. A gente sabe que tem qualidade para fazer jogos melhores. Nossa preocupação tem sido recuperar os atletas e é isso que a gente vai buscar para quarta-feira

Enderson Moreira, ao invés de apontar as folhas do Bahia no jogo deste domingo, preferiu fazer elogios ao Atlético-PR, que foi superior em todo o jogo:

Eu acho que a gente tem que enaltecer, acima de tudo, o jogo que o Atlético-PR fez. Uma equipe muito bem montada. O Tiago tem ideias que cria dificuldades. Eles deram largura no jogo e isso nos criou dificuldades. A gente tentou ajustar no segundo tempo, até que a gente sofreu menos, mas sofremos os gols. Duas lesões no intervalo, que nos tiram muitas possibilidades de fazer outro tipo de ajuste. O Atlético teve um ótimo jogo, está inteira em termos físicos. A gente está indo para o 10º jogo seguido. Toda quarta, todo domingo, toda quarta, todo domingo. Nenhum tipo de pausa, e isso não é desculpa. Mas a gente não tem todo tempo de preparar com uma semana aberta. Talvez depois do São Paulo a gente tenha essa possibilidade. Falar que o Atlético foi competente e merecedor do resultado pela partida que fez

O Bahia segue com 25 pontos e caiu, por enquanto, para a 14ª posição do campeonato. Após três jogos seguidos fora de casa, o Tricolor volta a jogar na Arena Fonte Nova na próxima quarta-feira (5), às 19h30, contra o Sport, pela 23ª rodada do Brasileirão.

Confira o que Enderson Moreira falou em entrevista coletiva

Projeção para o resto da temporada
Quando a gente vence um jogo, todo mundo coloca que a projeção é uma. Quando perde, a projeção é outra. Há um tempo atrás, talvez o Atlético-PR tivesse outro tipo de projeção. Agora com a sequência de bons resultados, podem buscar outra alternativa. É difícil falar. Tem equipes que estavam lá em cima, que tão começando a ficar para baixo. É muito cedo para fazer prognóstico. Tem muitas equipes que estão na frente e tem libertadores, Copa do Brasil.... Muita coisa pode mudar ainda.

Jogos fora de casa
A gente tem que tentar neutralizar as ações do adversário e conseguir ter eficiência. Embora, no segundo turno, tenhamos cinco jogos fora de casa, empatamos três, perdemos duas e vencemos uma. Não é um aproveitamento terrível. Agora, nos últimos seis jogos a gente conseguiu pontuar fora de casa. Isso é importante. Agora é nos prepararmos bem para o jogo contra o Sport.