Postado por - Heitor Montes

Ex-jogador do Bahia, Gilson Gênio morre aos 59 anos; diretoria lança nota de pesar

Ex-jogador do Bahia na década de 1980, Gilson Gênio morreu aos 59 anos neste domingo. O ponta-esquerda lutava contra um câncer colorretal desde 2014 e teve o quadro agravado nos últimos meses. As informações foram passadas pela família do ex-atleta que, depois que encerrou a carreira, se tornou treinador e também passou a atuar como pastor da Igreja Assembleia de Deus.

Gilson Gênio estava internado no Instituto Nacional do Câncer (INCA), local onde também realizava o tratamento. De acordo com a família, uma infecção urinária ocasionou uma insuficiência renal, que intensificou a gravidade do quadro dele. No ano passado, o Flu chegou a realizar uma campanha pedindo doações para o ex-jogador, que também atuou como técnico no clube nos anos 2000. A família ainda não divulgou onde será o velório e o enterro.

A carreira

Conhecido pelos dribles desconcertantes, Gilson foi apelidado de "Gênio" pela torcida tricolor pela inteligência e pela velocidade com que executava as jogadas. Como jogador profissional, iniciou a carreira em 1975, no Fluminense. Pelo Tricolor das Laranjeiras, atuou até 1979, onde participou do bicampeonato carioca, conquistado nos anos de 1975 e 1976 - aquele time ficou conhecido como a Máquina Tricolor.

Após deixar o Flu como jogador, Gilson Wilson Francisco ainda passou por clubes como Bahia, America, Grêmio (esteve no elenco campeão da Libertadores de 83), Bangu (onde foi vice-campeão Brasileiro em 85, perdendo a final para o Coritiba), Cerro Porteño-PAR, Inter de Limeira-SP (campeão paulista em 1986) e Santa Cruz.

Encerrou a carreira, mas, ainda assim, manteve-se no futebol. No Flu, ele voltou posteriormente para trabalhar nas categorias de base e chegou até a ser treinador interino do profissional do clube em alguns momentos entre 2003 e 2009. De lá para cá, Gênio ainda passou por outros diversos times como técnico, casos de America, São Cristovão e Itaúna-MG. Seu último trabalho à frente de uma equipe aconteceu em 2014, quando ele dirigiu o São Pedro, time que disputou a Série C do Rio. Desde então, lutava contra um câncer colorretal.

Nota de pesar da diretoria do Bahia

A diretoria do Esporte Clube Bahia manifesta solidariedade à família de Gilson Wilson Francisco, ex-atleta tricolor, mais conhecido como “Gilson Gênio”, que defendeu e honrou as cores do Esquadrão de Aço no início da década de 80.

O seu falecimento ocorreu na manhã deste domingo (28), no Rio de Janeiro.

Ponta esquerda de muita qualidade e dono de dribles desconcertantes, Gilson foi bi campeão baiano e marcou seu nome na história do Bahia na goleada de 5 x 0 contra o Santa Cruz, em 1981, marcando dois gols e dando uma assistência.

Fonte: Globo Esporte e Site Oficial do Bahia