Postado por - Newton Duarte

Guto Ferreira destacou ofensividade do Bahia e Elogiou bastante Wellington Silva; Veja

O Bahia venceu o Galícia por 3 a 0 na noite deste sábado, na Arena Fonte Nova, e reassumiu a vice-liderança do Campeonato Baiano. O placar foi construído com gols de Lucas Fonseca, Allione e Régis, e poderia ser mais elástico. No primeiro tempo, Hernane desperdiçou uma cobrança de pênalti. Além disso, o goleiro Hugo, que estreou pelo Granadeiro, realizou uma grande atuação e impediu uma sonora goleada.

Após a partida, o técnico Guto Ferreira destacou a produção ofensiva da equipe. O treinador apontou números e lamentou que a equipe não tenha conseguido converter mais oportunidades.

- No todo, a equipe fez um bom jogo. Se consegue empurrar 15 ou 20% das chances que criou, teria terminado seis ou sete. Foram 29 finalizações, duas na trave. Foi um jogo onde a gente se impôs como tinha que se impor. Faltou empurrar com mais felicidade a gol. Tem jogo que sai quatro, tem jogo que sai seis, tem jogo que não sai nenhum. Ainda bem que saíram três.

Guto Ferreira avaliou que a falha nas finalizações, em alguns momentos, ocorre por falta de maturidade e confiança. Ele citou o gol marcado por Hernane contra o Sampaio Corrêa, na Série B do ano passado, como exemplo, e disse que até mesmos craques do calibre de Cristiano Ronaldo falham de cara para a meta. O treinador aproveitou para elogiar a atuação do goleiro granadeiro.

- Cada partida tem sua nuance, seu momento. Tem jogadores que precisam amadurecer em situações na frente do gol, ganhar confiança. A finalização precisa entrar. O volume só foi possível pela equipe estar produzindo. Em termos de treinamento, está sendo feito. Tem mérito do goleiro adversário, estreando, super motivado. Logo no início pega um pênalti, o que dá moral. Tinha feito defesas importantes. Quantas defesas efetivas ele fez? Sete. Não é problema de tempo de chute ou direção de chute. Aí é problema de malícia, experiência, confiança. É difícil. Isso é um problema que o tempo e o trabalho vão dar. Afirmação, pressão menor, confiança maior. Eles se cobram muito também e estar confiante é muito importante. Mais que estar o tempo todo tomando pancada, é importante receber incentivo, apoio, para trabalhar sempre mais e mais confiante e tenha a tranquilidade na frente do gol para fazer os gols decisivos. Situação por exemplo de o ano passado o Hernane ter muita frieza. Rodagem, maturidade. Nem todos estão nessa condição. Com o tempo cada um vai ganhando o know-how. Até o Cristiano Ronaldo tem dificuldade as vezes na cara do gol. Isso é do ser humano. O principal é continuar produzindo e buscar esse “time”, de produzir três ou quatro e empurrar três ou quatro.

O treinador tricolor também elogiou a atuação do lateral-direito Wellington Silva, que estreou com a camisa tricolor.

- Que alegria a atuação do Welington, fantástica. Estreia em altíssimo nível. Partida impecável ofensiva e defensiva. Isso mostra a qualidade que teremos e a disputa bonita que teremos. O Eduardo bem em também.

O Bahia volta a jogar na quarta-feira, contra o Fortaleza, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. A partida está marcada para 21h45 (de Brasília), na Arena Fonte Nova.

Confira outras declarações de Guto Ferreira:

POSTURA DENTRO E FORA DE CASA

- Quando o Bahia não joga propondo o jogo fora, é porque não consegue. Na maioria dos jogos o Bahia está propondo o jogo. Mas tem queda de rendimento. Questionam: “Você trouxe o time para trás?’ Não é. É que faz uma ou duas trocas e a equipe não consegue manter a intensidade na frente e vai retraindo. A gente vai matando no peito as críticas, faz parte da nossa função. Está no preço. A gente busca a consciência do que está certo e errado no contexto para fazer o melhor.

MATHEUS REIS, MAIKON LEITE, ARMERO E ALLIONE

- No lado esquerdo coloquei o Matheus para a gente ver. Juninho Capixaba já tem uma leitura, Armero também. Aliás, parabéns Armero, graças ao bom trabalho no Bahia conseguiu a convocação. Seleção de peso, não faz boa campanha mas na Copa passada, com esse grupo, com esse treinador, fez uma Copa do Mundo muito boa. Estava feliz pelo seu retorno. Depois de alguns anos, o Bahia não tinha um jogador selecionável desde 2012. Isso é importante. Principalmente porque o Bahia ajudou a resgatar oi futebol de Armero. Em relação a Matheus, fez uma partida sólida no aspecto defensivo, a crescer no ofensivo. Maikon entrou e ainda requer um pouco mais de tempo para melhorar e conseguir efetivar as qualidades, os arranques, mas fez uma partida tranquila. Exaltar o meio campo, fez uma partida boa. Allione já tinha jogado bem contra o Moto Club. Hoje novamente. No revezamento a gente deu a situação de capitão a ele, até para soltar um pouco mais, é bastante calado. Dentro de campo, à medida que tem responsabilidade de capitanear, tem que tomar algumas decisões. Faz o jogador ter que assumir responsabilidades. Isso é um processo. Fez mais uma grande partida. A gente espera que ele possa crescer no dia a e dia e nos ajudar muito.

LEI CAIO JÚNIOR

- Queremos a regularização da carreira de treinador de futebol. É um movimento dos técnicos das quatro divisões, além de estaduais, que é uma necessidade nossa se tratando de mercado. Os treinadores utilizarão esta camisa para ter apoio da população e outros deputados. (...) É só uma das questões envolvidas. A gente espera que através dessa manifestação, a gente possa abrir o que é o projeto e contar com o apoio de todos.

Fonte: Ge.com