Postado por - Heitor Montes

Guto Ferreira pede desculpas por irritação com torcedor do Bahia

Críticas, xingamentos, vaias. Vida de treinador não é fácil. Torna-se ainda mais complicada quando o banco de reservas fica perto da arquibancada. Guto Ferreira tem vivido isso no Bahia. Desde o começo do ano, o treinador tem sido criticado pela postura da equipe e pelas modificações nas partidas. Seja na Fonte Nova ou no interior do estado.

No último domingo, depois do jogo contra o Flu de Feira, ele não segurou a irritação. Na entrevista coletiva, chegou a chamar alguns torcedores de imbecis.

- O torcedor do Bahia ele só torce, empurra a equipe, vibra. Agora tem uns imbecis que ficam atrás do banco de reservas na Arena, em Pituaçu, no campo do interior, que acham que estão ajudando, que sabem alguma coisa. Fazer o quê? Nossa profissão, tem que respeitar, engolir e tocar pra frente. Não pode deixar se influenciar por isso. Só fico chateado quando isso se repercute no dia a dia, na rua - reclamou o treinador.

Nesta sexta-feira, antes do treinamento no Fazendão, ele foi questionado sobre a frase. Mais calmo, Guto Ferreira pediu desculpa, disse não ter tido a intenção de generalizar e explicou o que aconteceu.

- Vamos colocar a situação bem clara para que não fiquem dúvidas. Primeiro, não é o torcedor do Bahia. Quando a gente fala torcedor do Bahia, a gente generaliza a torcida do Bahia. Em momento algum estou chateado com o torcedor do Bahia. O que acontece é que você trabalhando aqui e o tempo todo alguém te ofendendo moralmente. São alguns elementos que não vão para torcer, vão para criar um ambiente de desconforto para o treinador. Se realmente eles fossem torcedores do Bahia, talvez estivessem fazendo isso que eles fazem contra o seu treinador para o adversário. Mas não é o Guto que está reclamando. A gente sabe o histórico de que, nos últimos dez anos aqui, talvez eu tenha sido o primeiro que não estourou, que não foi para uma discussão verbal com o torcedor na arquibancada. Até agora, são dez meses, e eu não fui ainda para a discussão. Eu fiz uma reclamação e não fui para a discussão. Isso é sinal que a gente tem tentado máximo de controlar e não dar tanta importância, mas a gente é ser humano também, e tem momentos que não dá. Quando o cara começa a mexer com umas coisas que não têm nada a ver, que ferem o seu brio, ferem a sua pessoa, você também tem momentos de desequilíbrio. Acho que me controlei bastante até. Peço desculpas pela situação, uma situação que eu não gostaria de ter vivenciado, de ter falado, mas aconteceu. E volto a falar; não tenho nada contra o torcedor do Bahia. Tenho contra aquelas pessoas que vão para o estádio para ofender moralmente quem está trabalhando e procurando fazer o melhor pelo Bahia - disse o treinador.

Guto reencontrará a torcida do Bahia neste sábado. O Tricolor recebe o Flu de Feira, na Fonte Nova, às 16h (de Brasília). Como venceu o primeiro jogo por 3 a 0, o Bahia pode perder por até três gols de diferença que, ainda assim, avançará para a decisão do Campeonato Baiano.

Fonte: Globo Esporte