Postado por - Heitor Montes

Papão supera Bahia no Mangueirão e volta a vencer na Série B

Vitória por 2 a 1 em Belém é a primeira em cinco jogos, e afasta clube paraense da zona de rebaixamento. Tricolor tem encerrada sequência de seis partidas sem perder

Em uma partida eletrizante, o Paysandu voltou a vencer na Série B ao superar o Bahia por 2 a 1, na noite desta terça-feira, no Mangueirão. A equipe paraense volta a respirar na competição e se afasta da zona de rebaixamento, enquanto o Tricolor perde a oportunidade de se aproximar no G4. Os gols foram marcados por Leandro Cearense e Tiago Luís, para o Papão, e Hernane, para o Bahia.

Com o resultado o Paysandu vai a 32 pontos, e sobe momentaneamente três posições, assumindo a 13ª colocação, mas pode cair um pouco na tabela ao término dos jogos das 21h30. Já o Tricolor perde a invencibilidade de seis jogos, mas se mantém, também provisoriamente, na 7ª posição, com 36 pontos. Na próxima rodada o Papão viaja ao Recife para enfrentar o Náutico, terça-feira da semana que vem. No mesmo dia, o Tricolor recebe o Goiás na Arena Fonte Nova.

O JOGO

A partida começou com as duas equipes se estudando, mas também se arriscando no ataque. O Bahia, apesar de visitante, por vezes avançava suas linhas de marcação para pressionar a saída de bola do Paysandu, que recorria a chutões para afastar o perigo da defesa. O jogo era lá e cá, com leve superioridade do Tricolor, mas tecnicamente fraco. Eram muitos erros de passes, principalmente no Bahia.

O Alviceleste usava como principal arma as jogadas pelos flancos. Utilizou muito o lateral-esquerdo João Lucas e o atacante Mailson no setor canhoto. O primeiro gol da partida, no entanto, saiu pelo outro lado do campo. Aos 16, Tiago Luís cobrou escanteio pela direita e o atacante Leandro Cearense cabeceou no contrapé do goleiro Muriel: 1 a 0 Papão. A equipe paraense recuou após o gol, mas manteve o placar até o intervalo.

Paysandu amplia, mas Bahia diminui

Na volta para o segundo tempo Dado Cavalcanti mexeu: colocou em campo o volante Ricardo Capanema no lugar de Ilaílson. A substituição deu mais solidez ao meio-campo do Paysandu, e com isso mais segurança para se lançar ao ataque. Assim, o Bahia praticamente só se defendeu durante os primeiros minutos. A pressão deu certo e, aos 7, Tiago Luís ampliou para os bicolores com um chutaço de fora da área, que Muriel aceitou: 2 a 0.

O Tricolor tentou reagir. Aos 12, Edgar Junio aproveitou bola alçada na área do Paysandu e cabeceou com força, mas o goleiro Emerson – que completou 100 jogos pelo clube – fez grande defesa. Aos poucos, o clube baiano foi ganhando confiança novamente e, aos 26, o árbitro Heber Roberto Lopes marcou pênalti de Fernando Lombardi em Hernane. O próprio atacante cobrou e diminuiu, deixando o placar em 2 a 1. O resultado deu mais emoção ao jogo, que ficou aberto. Foram várias chances claras desperdiçadas pelos dois lados, mas mais nenhum gol foi marcado.

Fonte: Globo Esporte