Postado por - Heitor Montes

Por conta de confusão no Ba-Vi, FBF confirma torcida única nas finais do Baianão

Está confirmado: os Ba-Vi’s da final do Campeonato Baiano terão torcida única. Na manhã desta segunda-feira, o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, confirmou ao GloboEsporte.com que a medida será mantida nos dois próximos clássicos que serão realizados em Salvador.

- Infelizmente. Conversamos ontem e hoje com o promotor Olimpio Campinho, e ele até estava inclinado a reconsiderar realmente e colocar a torcida mista. Mas, diante dos dois jogos, em que houve hostilidade entre atletas, dirigentes, ele preferiu não correr o risco e manteve torcida única.

A Federação ainda tinha esperanças de conseguir a revogação da torcida única para a decisão do estadual. Em reunião realizada na semana passada, Rodrigues havia pedido ao Ministério Público que reconsiderasse a determinação, a partir do que ocorresse nas semifinais da Copa do Nordeste.

Nos dois clássicos do torneio regional, não houve registros de briga entre torcedores. Mas isso não significa que o clássico foi tomado pela paz. Se não houve confusão na arquibancada, ela foi até o campo. Tanto no primeiro, no Barradão, quanto no segundo, na Arena Fonte Nova, jogadores e membros das comissões técnicas dos dois clubes se envolveram em brigas e discussões. No último domingo, inclusive, a confusão se deu no túnel de acesso aos vestiários após o apito final.

Questionado sobre a possibilidade de manutenção da torcida única nos clássicos do Campeonato Brasileiro, Ednaldo Rodrigues afirmou que tudo vai depender do que ocorrer na final do Baiano. O presidente disse que já convocou representantes de Bahia e Vitória para uma reunião, que será realizada nesta terça-feira, para tratar dos Ba-Vi’s desta semana.

- Vai depender dos dois jogos. Tudo vai ocorrer em circunstância dos jogos que estão acontecendo. Se houver normalidade, como nós esperamos, acredito que ele também seja sensível a modificar isso. A Federação já convocou os dois clubes, os presidentes e representantes das comissões técnicas, para uma reunião amanhã na sede da entidade, para tratar de questões dos dois jogos, no que diz respeito a fatos dessa natureza - disse.

O Baianão será decidido em dois jogos. Na quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), Bahia e Vitória se enfrentam na Arena Fonte Nova. No domingo, às 16h, será o jogo de volta, no Barradão. Como teve a melhor campanha da primeira fase, o Rubro-Negro tem a vantagem de jogar por dois empates ou resultados com mesmo saldo de gols.

Fonte: Globo Esporte