Postado por - Newton Duarte

Você sabe quem é Zeca? Saiba tudo sobre o novo lateral do Bahia

Formado pelo Santos, Zeca também jogou pelo Internacional

José Carlos Cracco Neto, mais conhecido como Zeca, é natural de Paranavaí, Paraná e tem 25 anos. O lateral que foi negociado com o Internacional, chega por empréstimo e fica no Esporte Clube Bahia até 2021. Mas quem é Zeca?

O lateral que chegou no Bahia iniciou sua carreira em 2006 na base do Santos, na época com 11 anos de idade. Ainda na sua juventude, atuou pela Chapecoense entre 2006 e 2007, sendo transferido ainda neste último ano para o América de São Paulo, clube que permaneceu por quase dois anos.

De volta ao Santos em 2009, Zeca continuou seus trabalhos na equipe paulista e teve sua primeira oportunidade do time profissional em 2014, quando entrou aos 38' do segundo tempo, contra o Oeste, substituindo o Lateral Esquerdo Emerson, pelo Campeonato Paulista. O Santos venceu essa partida por 4x1.

No campeonato Brasileiro da Série A, Ze Carlos (como era chamado na época) fez sua estréia em maio de 2015, também saindo do banco e entrando no segundo tempo, em partida contra o Figueirense. Mais uma estréia com resultado positivo, Santos venceu por 2x0.

Problemas com a torcida

Depois de um empate contra o Sport na Ilha do Retiro, pela 29ª rodada do Brasileirão, a torcida do Santos foi até o aeroporto de Congonhas protestar por causa do resultado, uma vez que se vencesse a partida, o Santos ficaria bem perto do Corinthians que era o líder da competição naquele momento.

A torcida então partiu para cima dos jogadores, em especial Lucas Lima, Kayke e Zeca, com muitos xingamentos e até mesmo uma certa imposição física.

Problemas com o Santos

Em outubro de 2017, Zeca entrou com uma ação contra o Santos, com a alegação de pagamentos atrasados e a insegurança no trabalho, devido as ameaças que sofreu por parte da torcida, além de pichações nos muros da Vila Belmiro com o seu nome.

O jogador entrou com uma liminar na justiça do trabalho, solicitando a rescisão do seu contrato, mas a liminar foi negada pela justiça inicialmente, sendo marcada uma nova audiência para 2018. Segundo matéria do GE, Zeca alegou falta de pagamento do FGTS entre 2014 e 2015. Já o Santos, garantia naquela oportunidade que os valores foram pagos pelo Profut, um programa de refinanciamento.

Em dezembro de 2017, Zeca teria o direito de assinar com outro clube sem o pagamento de multas, mas o Santos acabou entrando com uma ação no Tribunal Superior do Trabalho para tentar impedir a saída do jogador por uma transferência gratuita, solicitando assim que lhe fosse imputado uma multa rescisória em caso de sua saída.

Passagem pelo Internacional

Depois de um longo tempo em litígio com o Santos, em abril de 2018, finalmente Zeca conseguiu uma transferência para o Internacional, que cedeu o jogador Eduardo Sasha em definitivo para o Santos.

No Internacional, Zeca participou de 56 partidas entre 2018 e 2019, não marcou gols e tem nas suas estatísticas apenas duas assistências registradas e 6 cartões amarelos, sendo 5 pela Série A e uma na Libertadores.

Seleção Brasileira Sub-23

Zeca teve boa participação na Seleção Olímpica Brasileira em 2016. Participou dos dois amistosos contra a República Dominicana e o Haiti. Em outubro, foi convocado oficialmente para disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, sagrando-se campeão, sendo considerado um dos grandes destaques daquele elenco.